Cadastre-se aqui    |   Login     Receba as notícias por RSS
segunda-feira, 28 de julho de 2014 09:20 h
Ouça on-line a Rádio Convenção
Qual o show mais esperado do Rodeio Itu 2014?



Responder

Proteste aqui sobre o seu problema
 

 

 

 

 

 


Enviar

 

Teste rápido para detectar o vírus HIV é 100% seguro

02/12/10 14:30

Com o programa Fique Sabendo, Itu registrou 5 casos que não sabiam portar o vírus, subindo para 35 casos registrados só esse ano

Programa do Ministério da Saúde em parceria com os Municípios

Medo, receio e até mesmo preconceito, esses são os sentimentos mais comuns quando se fala em fazer o teste de HIV. Segundo pesquisa realizada pelo Portal Itunoticias entre os dias 25 a 2 de dezembro, 21,4% das pessoas que responderam realizaram o teste uma única vez, 32,1% já fez o teste mais de uma vez, 5,4% faz periodicamente, mas a grande maioria 41,1% nunca fez.

Passam-se anos e anos, mas as pessoas ainda tem uma ideia errada sobre o exame. Desde o dia 7 de novembro, a cidade de Itu em parceria com o Ministério da Saúde está realizando o Programa “Fique Sabendo”, que consiste na realização do exame instantâneo, ou seja, você faz o teste e em 15 minutos fica sabendo o resultado, uma maneira rápida, prática e segura.

Apesar dessa facilidade, muitas pessoas ainda não fazem o exame justamente por medo de como será realizado. Como é o caso da dona de casa Rita Aparecida, 55. “Nunca fiz esse exame, não tenho coragem, sou de uma época que essas coisas nem existiam”, disse Rita.

Se as pessoas que são de outra geração ainda tem receio, parece que a geração mais nova concorda com o exame. “Tem que fazer. Faz 5 anos que eu faço todos os anos, tive problemas de dependência química, então é melhor não arriscar”, falou Sofia de Sousa Leite, 28 anos.

De acordo com a enfermeira do Programa “Fique Sabendo” de Itu, Luciana Lelli, o procedimento é bem simples. A pessoa que quiser fazer o exame só precisa ir até o Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), onde está sendo realizado o exame. O cidadão deve responder um pequeno questionário e uma dose de sangue é colhida para que o teste seja realizado.

O exame pode ser feito no anonimato, ou seja, você não precisa fornecer seus dados caso não queira, mas com isso também não poderá receber o laudo escrito e assinado pela enfermeira responsável, apenas saberá o resultado verbalmente.

Em caso de resultado positivo a pessoa precisará fazer a contra prova, apenas para confirmar, em caso de negativo a pessoa não precisa, pois esse exame é 100% garantido.

O teste pode ser feito até mesmo fora do programa do Ministério da Saúde, ele esta disponível para a realização o ano inteiro. O objetivo é pegar as pessoas que sejam portadoras do vírus HIV, antes que chegue ao quadro de AIDS. “Quando o vírus vira doença, já não tem mais jeito, por isso é importante detectar o quanto antes para que se possa fazer o tratamento correto e assim ser portador do vírus, mas não desenvolver a doença”, explicou Luciana.  

Segundo a enfermeira, em Itu, existem 15 casos que estão sendo monitorados pelo Ambulatório. Essas pessoas são portadoras e vivem bem, pois fizeram o tratamento no início e não desenvolveram a AIDS. Esse dado não inclui os exames feitos em clínicas particulares.

Até o momento o Programa “Fique Sabendo” já detectou 5 pessoas portadoras do vírus que não sabiam, fazendo o número de soropositivos subir para 35 só neste ano. Para Luciana, as pessoas se acomodaram depois do surgimento do coquetel. “As pessoas deixaram de se cuidar, pois acreditam que depois de ser contaminado é só tomar o coquetel e está resolvido. Mas não é bem assim, ainda é indispensável tomar cuidado e sempre usar preservativo nas relações sexuais”, concluiu.
 
Serviço:

Programa “Fique Sabendo” vai até o dia 7 de dezembro
Local: Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI) 
Endereço: Rua Dr. José de Paula Leite Barros, 136, Centro.
Horário: das 7 às 16 horas
Mais informações: 4024-0990


Comentários

Você precisa estar logado para enviar seus comentários.
Clique aqui para efetuar o login.
 
Daniel Fernandes | 21.07.2014
Diversidade - É riqueza ou pobreza?


Joice Pacheco Ambrósio | 17.07.2014
Comportamento - Ainda sobre a Copa


Veja mais
Sobre o Itunoticias.com.br  |  Anuncie aqui  |  Fale Conosco