Cadastre-se aqui    |   Login     Receba as notícias por RSS
quinta-feira, 30 de outubro de 2014 20:51 h
Ouça on-line a Rádio Convenção
Você é a favor ou contra proibir coligações partidárias para eleições de deputados e vereadores, mantendo a permissão apenas para presidente, senador, governador e prefeito? (PEC 40/2011)

Responder

Proteste aqui sobre o seu problema
 

 

 

 

 

 


Enviar

 

Artista plástico paraense fará oficina de artes plásticas em Itu

11/09/12 16:29
 
Nos dias 21 e 22 de setembro, o artista plástico Guataçara Monteiro, realizará duas oficinas artísticas, como parte da Semana da Árvore que vai de 17 a 28 de setembro.

A primeira oficina, “Confecção de tintas com pigmentos naturais para pintura”, será no Parque do Varvito e contemplará a confecção de tintas com pigmentos naturais para pintura em tela. “Encontramos no Parque do Varvito uma diversidade grande de minerais, pedras e elementos naturais que serão incluídos e utilizados na confecção das tintas naturais”, afirma Guataçara.

Para ele, que já está acostumado desde criança a fazer tintas com seivas de plantas, sucos artificiais, ovos, areia e essências, seguindo suas próprias receitas, é uma oportunidade de trabalhar com diversidade de cores e combinações que é sempre um desafio. “Os povos antigos começaram trabalhar com tintas confeccionando-as com restos de elementos naturais triturados, ossos, carvão e misturados com algo aglutinante, mas todos os elementos tinham uma coisa em comum: vinham da natureza e eram encontrados em abundância”, completa.

Os participantes retratarão sobre tela, em forma de pintura, a fauna e flora do Parque do Varvito, um tesouro de singular e exótica beleza. A oficina é gratuita, mas é obrigatória a inscrição prévia, pelo email: ambienteeducacao@itu.sp.gov.br, na Secretaria de Meio Ambiente. As vagas são limitadas.

A outra oficina é a de pintura em Bandeiras e terá por tema “Água e Mata Atlântica”. Será uma vivência integrativa entre os participantes da caminhada, tendo a arte de confecção das bandeiras como um caminho para sensibilização e preservação das nossas águas e da Mata Atlântica. A confecção destas bandeiras ao final da caminhada tem o intuito de selar o evento com arte, beleza e o propósito de paz, união e preservação da vida.
 
O artista
Guataçara Monteiro é paraense radicado no Vale do Paraíba/SP há 10 anos. Artista Plástico é formado em Licenciatura em Artes Visuais pela UNIVAP de São José dos Campos (2009). Desde 2007 participou de 12 mostras individuais e quatro coletivas de Artes Plásticas no estado de São Paulo e Pará.

Leva oficinas de pintura e biojoias para crianças e jovens, em escolas públicas e privadas, bem como para grupos específicos. Seu trabalho voltado para a educação atingiu mais de 40 mil crianças em diversas escolas da Capital de São Paulo, cidades do interior e outros estados, trabalho este divulgado em jornais, TV e internet.

É também focalizador de Danças Circulares, atividade que já o levou a ministrar cursos em parceria com seu sócio, João Paulo Pessoa, em diversas cidades de SP, RJ, PA, e em Festivais na Argentina. No Vale do Paraíba, trabalha desde 2006 com grupos regulares de Dança Circular, e organiza desde 2010 um Festival anual de Danças Circulares no Vale do Paraíba.

Serviço
Confecção de tintas com pigmentos naturais para pintura em tela
Data: 21/09 (sexta-feira)
Hora: 14 horas
Local: Parque do Varvito
Máximo 60 participantes
Inscrição prévia obrigatória: ambienteeducacao@itu.sp.gov.br na Secretaria de Meio Ambiente. 
Oficina gratuita
 
Pintura em Bandeiras 
Data: 22/09 – sábado
Hora: a partir das 11 horas (na chegada da caminhada)
Local: Estrada Parque – sede da SOS Mata Atlântica
Não é necessária inscrição prévia
Levar pano (algodão) colorido em tamanho A4, sem estampa, para confecção da bandeira.
Evento Gratuito

Comentários

Você precisa estar logado para enviar seus comentários.
Clique aqui para efetuar o login.
 
Pedro de Paula Leite Aguiar | 13.10.2014
Corpo e Saúde - O outro lado do espelho


Valéria Loeschke | 09.10.2014
Alimentação - Nutrição e estresse


Veja mais
Sobre o Itunoticias.com.br  |  Anuncie aqui  |  Fale Conosco