Cadastre-se aqui    |   Login     Receba as notícias por RSS
domingo, 23 de novembro de 2014 06:11 h
Ouça on-line a Rádio Convenção
Você acha que a possibilidade de reeleição de políticos deve ser revogada?

Responder

Proteste aqui sobre o seu problema
 

 

 

 

 

 


Enviar

 
Gestão Empresarial

Missão, Visão e Valores – Um olhar diferente

Wilson Roberto Pelinson | 29.07.2010
Compartilhe no Facebook

Quando decidimos abrir um negócio, seja ele qual for, uma das coisas que temos que pensar é na definição da Missão, Visão e Valores da organização. Infelizmente não são todos os empresários/empreendedores que pensam nisso ou acham que isso tenha importância nos destinos do negócio.

Mas o que realmente são, e para que servem esse conjunto de três palavras ? Como definir cada um deles, existe algum critério ? Como usar, na prática, a Missão, Visão e Valores para implantar uma cultura que ajude a definir o que a empresa é, e sua atuação.

Se consultarmos os livros de Planejamento Estratégico podemos encontrar como definições:

Missão - É a finalidade da existência de uma empresa/organização. É aquilo que dá direção e significado a essa existência. A missão da empresa/organização está ligada diretamente aos seus objetivos institucionais, motivos pelos quais foi criada, a medida que representa a sua razão se ser. A Missão deve responder: o que a empresa se propõe a fazer, e para quem. Porque a empresa existe ? O que a empresa faz ? Para quem faz ?

Visão - É o sonho da organização, a descrição do futuro desejado para a empresa. É aquilo que se espera ser num determinado tempo e espaço, devendo refletir o alvo a ser procurado. A visão é um plano, uma idéia que descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos anos de sua existência. Normalmente é um prazo longo (pelo menos, cinco anos). Jamais confundir Missão e Visão: a Missão é algo perene, sustentável enquanto a Visão é mutável por natureza, algo concreto a ser alcançado. A Visão deve ser inspiradora, clara e concisa, de modo que todos a sintam mas que ao mesmo tempo ela seja prática, realista e visível, não devemos sugerir ou propor resultados inatingíveis.

Valores - Representam os princípios éticos ou crenças que norteiam todas as suas ações, servindo de guia, ou critério para comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas. Normalmente, os Valores compõem-se de regras morais que simbolizam os atos de seus fundadores, administradores e colaboradores em geral, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão. Os Valores são inegociáveis, e os mais perenes de uma empresa.

Bem, mas e a sua empresa quando contrata um funcionário pensa nisso??? Seus candidatos a futuros funcionários estão alinhados e concordam com a Missão, Visão e Valores da empresa que defenderão ??? O que a empresa ganharia se seus funcionários já tivessem essas características no momento da contratação ???

No último ranking das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil da revista Você S/A-Exame em 2009 a Masa da Amazônia (empresa do Grupo Flextronics) foi eleita a 2ª empresa melhor para se trabalhar no Brasil.

Vamos ver qual é a Visão, a Missão e os Valores da Masa da Amazônia:

Visão: Ser reconhecida como referência nacional em gestão empresarial e valorização das pessoas.

Missão:
Atuar no mercado de plásticos, contribuindo para a formação de uma sociedade próspera, justa e feliz.

Valores:
Os valores apresentam a essência da identidade da Masa da Amazônia. Eles refletem uma estrutura de expectativas sobre como os colaboradores devem se comportar e se relacionar com outras pessoas, dentro e fora da empresa.

Os valores estão relacionados entre si. A base é o ser humano. A prática da ÉTICA faz com que a liderança possa ser exercida pelo exemplo, promovendo a VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS que, com INICIATIVA e o propósito de FAZER BEM FEITO, buscam ENCANTAR O CLIENTE, com o FOCO NO RESULTADO, cumprindo a missão e transformando a visão em realidade.

Percebemos nitidamente que o Ser Humano é o que norteia os Valores da Masa da Amazônia.

E finalmente, podemos dizer que a construção de um conjunto de Missão, Visão e Valores, só é útil se a prática do dia a dia, do presidente ao porteiro, mostra e demonstra ser esse o conjunto de regras que regem a conduta do pessoal da sua empresa.

Caso contrário, é pura perda de tempo, pois se o que se diz e o que se prega, é diferente do que se faz; a Missão, a Visão e os Valores tornam-se somente um apanhado de palavras.

Agora reflita, você está alinhado com a Visão, a Missão e os Valores da sua empresa ou da empresa em que você pretende trabalhar? Você procura saber quais são eles antes de participar de um processo de seleção? Sua empresa cumpre o que escreveu ou meramente o fez para atingir alguma norma ISO ou de Qualidade Total que permeiam hoje as organizações?

Pense nisso... Um abraço e sucesso a todos.

Importante: A responsabilidade pelo conteúdo desta coluna é exclusiva de seu autor.

Comentários

Você precisa estar logado para enviar seus comentários.
Clique aqui para efetuar o login.
 
Wilson Roberto Pelinson

É formado em Administração de Empresas pela Uniso, Pós Graduado em MBA Executivo pela Faculdade Prudente de Moraes, Professor de Contabilidade, Custos e Matemática Financeira do Curso de Administração de Empresas na Faculdade Prudente de Moraes, e atua como Consultor de Gestão Empresarial em Pequenas e Médias Empresas.

Recentes Anteriores 
Sobre o Itunoticias.com.br  |  Anuncie aqui  |  Fale Conosco